quinta-feira, 10 de maio de 2012

Como ser feliz mudando a percepção da mente

Se você perguntar para as pessoas qual o seu principal objetivo na vida, a maior parte delas dirá que a finalidade é simplesmente ser feliz.
Faz sentido. Uma pessoa feliz fica de bem com a vida, torna-se maior do que os seus problemas, encontra o equilíbrio e a paz necessária para aproveitar o máximo da vida, dia após dia.
O grande problema é que 90% das pessoas condicionam a felicidade à realização de algum objetivo.
Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade. (Carlos Drummond de Andrade).
Funciona mais ou menos da seguinte forma, a começar da adolescência. Quando meu corpo se desenvolver, eu serei feliz. O corpo se desenvolve, mas chega a época do vestibular. Então, quando eu entrar na faculdade, eu serei feliz. Já na faculdade, sente-se a falta de um carro. Mas assim que eu comprar um, serei feliz.
Só que o que eu queria não era entrar na faculdade, e sim sair dela. Assim que me formar, serei realmente feliz. Ou melhor, quando arrumar o meu emprego. E me casar. E tiver um filho. Quando eu me aposentar, aí sim serei feliz! Mas antes preciso ver um neto nascer…
E assim a vida passa.
Qual o grande equívoco que faz tanta e tanta gente desperdiçar a vida correndo atrás de algo que não cessa nunca?
A falha é óbvia, porém não é fácil de ser consertada.
O segredo é que, primeiro deve-se ser feliz, e só depois conquistar os objetivos. Não existe um caminho para a felicidade, a própria felicidade é o caminho.



A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade. (Carlos Drummond de Andrade)


Mudança de pensamento

Quem conseguir dominar a própria mente para atingir uma mudança de pensamento tão grande, terá abertas as portas da felicidade.
Não fique esperando algo acontecer para ser feliz. Seja feliz agora, neste momento. A felicidade está dentro de você, é só libertá-la.
Como fazer isso?
1.Sorria
2.Torne-se consciente dos seus próprios pensamentos. Substitua todos aquele que lhe deixam para baixo por outros que o deixem animado
3.Aja como se a felicidade estivesse 100% presente em sua vida, não importa o que aconteça.







A vida é realmente simples. Nós é que insistimos em torná-la complicada. (Confúcio)




É simples, mas não é fácil. Não é porque recebemos desde pequenos uma programação equivocada sobre a felicidade. É isso que nos faz condicioná-la a conquistas e bens materiais.
Desprogramando-se para ser feliz

Não há outro meio se não desprogramar o próprio cérebro para conquistar essa mudança de pensamento. É preciso mudar alguns conceitos, enxergar as coisas sob outra ótica.
Primeiro, admita que – se você não está feliz agora – sua vida está fora de equilíbrio. E o que causa esse equilíbrio, o que nos impede de ser feliz agora?
Acredito piamente que seja o fato de não estarmos presentes. Se estivéssemos vivendo o agora, e não pensando na nossa próxima compra ou na nossa próxima conquista, poderíamos agradecer e aproveitar verdadeiramente o que já temos.
Não que não devamos ter metas e objetivos. Eles são importantes, são parte fundamental da locomativa que nos leva à frente na vida.




Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade. (Mário Quintana)



A razão pela qual nós sofremos é o desejo fora de hora, o hábito de estar sempre querendo antecipar o futuro, querendo mais e mais, sem aproveitar o momento presente.
Para nos tornarmos mais presentes, é preciso libertar-se do apego ao desejo. Se entendermos que todas as coisas são impermanentes, inclusive nós mesmos, estaremos livres do “eu quero”. Desapegue-se de estar sempre querendo algo mais e deixando de viver o momento presente, deixando de viver a vida.

O que você precisa para ser feliz




As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.
(Fernando Pessoa)








Faça comigo um exercício de reflexão. Pense que, neste exato momento, você tem tudo o que sempre desejou. Uma mansão de um milhão de dólares, um carrão, as roupas da moda, um visual de capa de revista.
Você seria feliz por causa disso?
Será que não dá para ser feliz com o que você já tem? Se você está lendo ou ouvindo este texto, tem olhos e/ou ouvidos para captar as belezas do mundo.
O que você precisa para ser feliz é estar realmente presente no momento em que está vivendo. Pare de esperar pela felicidade quando ela já está aí, na sua cabeça, apenas esperando para ser colocada para fora.




Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos.
(William Shakespeare)










Como fazer para manter o estado de felicidade
Com o passar dos anos, nossos corações vão endurecendo e nós passamos a classificar como “piegas” as grandes virtudes da humanidade.
Imagine por um momento como seria a sua vida se você realmente se colocasse ativamente para fazer a diferença para si mesmo e para todos que o rodeiam.
Você falaria apenas a verdade, usando palavras leves e elogiosas. Jamais entraria em uma discussão ou xingaria alguém. Respeitaria o meio-ambiente, os seres vivos e seria cortês com os demais. Teria uma profissão honesta e viveria em estado de constante atenção para os próprios pensamentos, focado no que está fazendo, uma coisa de cada vez.




A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido.
(Marxwell Maltz)







Você entenderia que tudo é impermanente e está sujeito a mudanças. Praticaria todos os dias renúncia, desapego, boa vontade, benevolência, generosidade, moralidade, meditação, reverência, gratidão, respeito, altruísmo, transferência de mérito, alegria pelo sucesso alheio.
Uma vida assim poderia ser uma vida ruim? Você estaria espalhando o amor e a felicidade por todo canto. Encontraria na moderação o equilíbrio necessário para aproveitar a vida ao mesmo tempo em que conquista os seus objetivos. Tudo fluiria com naturalidade.

O que você recebe em troca ?




O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você.
(Mário Quintana)








O mais maravilhoso em relação a manter e cultivar em si o sentimento de felicidade – por mais egoísta que possa parecer – é que você será amplamente retribuído.
Quando você sorri para alguém, o que acontece? Recebe de volta um sorriso. Já quando fecha os punhos para uma luta, geralmente recebe de volta um soco na cara.
Espalhe a felicidade e ela retornará para si, pois a vida é um eco. Suas mais significativas metas e desejos começarão a se realizar uma vez que você se colocar nesse estado de espírito elevado.
Já outros desejos podem simplesmente sumir. Você vai perceber que não precisa ter os peitos da Pamela Anderson, a bunda da Mulher Melancia ou a barriguinha da Gisele Bündchen para ser feliz. Que o seu carro o leva para os mesmos lugares que uma Ferrari levaria. Que sua casa o abriga da chuva e do sol do mesmo modo que a mansão de Michael Jackson.




Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.
(Madre Teresa de Calcutá)






Libertar-se desse tipo de desejo pode ser mais enriquecedor do que ganhar na Mega Sena.
Ser feliz é uma decisão sua. Todo o material que você precisa está dentro de sua mente. Basta acordar e se conscientizar sobre isso para usá-lo com maestria. Não perca mais tempo.

Dicas práticas

A filosofia toda é muito bonita, mas também precisamos de um pouco de prática. Para ser feliz você precisa manter intencionalmente o estado de felcidade em sua mente, todos os dias, na maior parte do tempo.






Para cada minuto que você se aborrece você perde sessenta segundos de felicidade.
(Emerson)






Isso é feito principalmente com a adoção de novos hábitos. Eis aqui uma lista de hábitos que você pode usar para praticar todos os dias:
•Substituir todos e qualquer pensamento negativo que apareça na sua cabeça por um pensamento positivo
•Sorrir
•Ajudar alguém
•Elogiar alguém com sinceridade
•Doar algum dinheiro para quem precisa
•Passar essa lição sobre felicidade adiante
•Viver o momento presente
•Fazer uma coisa de cada vez
•Desapegar-se de bens materiais
•Passar mais tempo de qualidade com amigos e família
•Distribuir abraços e beijos
•Dar presentes
•Alimentar-se saudavelmente
•Praticar exercícios físicos
•Apreciar arte, seja em forma de filmes, músicas, encenações ou artes plásticas
•Dizer às pessoas amadas como você realmente gosta delas
•Só fazer aos outros aquilo que você gostaria que fizessem para você
•Quebrar a rotina com atividades diferentes
•Evitar ver anúncios em jornais, revistas e televisão
•Agradecer o que você já tem
Não espera pela felicidade. Seja feliz e espere.



Se desejas tanto a liberdade e a felicidade, não vês que ambas estão dentro de ti?
Pensas que a tens e a terás. Age como se fossem tuas e serão.
(Richard Bach)




Por Toni Durden - Fonte: http://mude.nu/como-ser-feliz/

4 comentários:

  1. Texto perfeito e verdadeiro,se pensarmos assim quanto mais o mundo seria melhor.A simplicidade e a felicidade são o máximo.Parabéns pelo blog que traz reflexões profundas .Te amo
    Neide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado minha querida irmã.
      Também te amo muito!!!
      Beijos!!!

      Excluir
  2. NOssa adorei demais essa lição de vida!!!Como é tão simples o ato de ser feliz e a gente sofre tanto e complica a vida, tão bela que o Senhor nós deu!!!Obrigada por essas pelas palavras que me revigorou a alma para viver em felicidade...Obrigada por tudo apartir de hj vou ser feliz pelo fato motivo de eu existir e ter Deus e sua presença em minha casa em minha vida!!!Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por suas palavras, eu fico muito feliz em poder proporcionar esse momento de reflexão para você.
      Que o nosso querido Pai Eterno te cubra de bençãos!!!
      Abraços!!!

      Excluir