terça-feira, 9 de julho de 2013

NÃO MATE SEU LEÃO!!!!!

Outro dia, tive o privilégio de fazer algo que adoro: fui almoçar com

Um amigo, hoje chegando perto de seus 70 anos. Gosto disso. São raras

As chances que temos de escutar suas histórias e absorver um pouco de

Sabedoria das pessoas que já passaram por grandes experiências nesta

Vida.

Depois de um almoço longo, no qual falamos bem pouco de negócios, mas

Muito sobre a vida, ele me perguntou sobre meus negócios. Contei um

Pouco do que estava fazendo e meio sem querer, disse a ele:

- Pois é! Empresário, hoje, tem de matar um leão por dia.

Sua resposta, rápida e afiada, foi sabia como de costume:


- Não mate seu leão. Você deveria mesmo era cuidar dele.


Fiquei surpreso com a resposta e ele provavelmente deve ter notado

Minha surpresa, pois me disse: ”deixe-me lhe contar uma história que

Quero compartilhar com você”.



- Existe um ditado popular antigo que diz que temos de “matar um leão

Por dia”. E por muitos anos, eu acreditei nisso, e acordava todos os

Dias querendo encontrar o tal leão. A vida foi passando e muitas vezes

Me vi repetindo essa frase.

Quando cheguei aos 50 anos, meus negócios já tinham crescido e

Precisava trabalhar um pouco menos, mas sempre me lembrava do tal

Leão, afinal, quem não se preocupa quando tem de matar um deles por

Dia?

Pois bem. Cheguei aos meus 60 e decidi que era hora de meus filhos

Começarem a tocar a firma. Mas qual não foi minha surpresa ao ver que

Nenhum dos três estava preparado! A cada desafio que enfrentavam,

Parecia que iam desmoronar emocionalmente. Para minha tristeza, tive

De voltar à frente dos negócios, até conseguir contratar alguém, que

Hoje é nosso diretor-geral.


Este “fracasso” me fez pensar muito. O que fiz de errado no meu plano

De sucessão?


Hoje, do alto dos meus quase 70 anos, eu tenho uma suspeita: a culpa

Foi do leão.

Novamente, eu fiz cara de surpreso. O que o leão tinha a ver com a

História? Ele, olhando para o horizonte, como que tentando buscar um

Passado distante, me disse:


- É. Pode ser que a culpa não seja cem por cento do leão, mas fica

Mais fácil justificar dessa forma. Porque, desde quando meus filhos

Eram pequenos,

Dei tudo para eles. Uma educação excelente, oportunidade de morar no

Exterior, estágio em empresas de amigos. Mas, ao dar tudo a eles,

Esqueci-me de dar um leão para cada, que era o mais importante.

Meu jovem, aprendi que somos o resultado de nossos desafios. Com

Grandes desafios, nos tornamos grandes. Com pequenos desafios, nos

Tornamos pequenos. Aprendi que, quanto mais bravo o leão, mais gratos

Temos de ser.
                                                                           
Por isso, aprendi a não só respeitar o leão, mas a admirá-lo e a

Gostar dele. Que a metáfora é importante, mas errônea: não devemos

Matar um leão por dia, mas sim cuidar do nosso. Porque o dia em que o

Leão de nossas vidas morrer, começamos a morrer junto com ele.

Depois daquele dia, decidi aprender a amar o meu leão. E o que era

Desafio se tornou oportunidade para crescer, ser mais forte, e “me

Virar” nesta selva em que vivemos.

Desconheço a autoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário