quarta-feira, 19 de junho de 2013

QUEM É JESUS PARA MIM?

Quem é Jesus para mim?
A resposta a esta pergunta que há séculos tem acompanhado gerações, revela-se simultaneamente e paradoxalmente simples e complexa.
Sob o ponto de vida teológico, a resposta vem quando pergunta Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:5-6). Dizia-se que Jesus era um outro Elias (profeta que defendeu a fé em Javé). Outros que era como Jeremias (profeta que falou sobre o sofrimento de Jesus) e ainda alguns que era João Batista (pois ele vinha anunciando a chegada do Messias).
Se for assim, Jesus é diferente dos outros homens, é mais do que um homem. Tem identidade humana e identidade divina. Jesus quer fé, não simples opiniões. E é nesse contexto que radica a sua autoridade universal, a sua liderança plena, o seu poder infinito, a sua pureza imaculada, a sua verdade límpida a sua sabedoria sublime e a sua santidade intocável.
Como disse o filósofo alemão, Hegel, “Jesus é o maior motor da história do mundo. O maior motor das ideias da humanidade”.
Já o Padre Rufus Pereira afirmou que Jesus é a figura mais enigmática e extraordinária da historia humana.
Para nós cristãos a fé em que acreditamos não assenta em bases lógicas ou em construções mentais, ela resulta da experimentação e vivência dos seus ensinamentos e, consequentemente, cada um de nós tem de descobrir Jesus, de fazer a sua própria descoberta.
Na medida em que começamos a conhecer a sua doutrina e procurar viver para Ele, vamos entendendo que Jesus é Deus.
Seguir Jesus resulta de uma decisão consciente que determina ações concretas. Compreender o alcance dos seus mandamentos e respeitá-los como uma verdadeira bússola que nos orienta num deserto.
A fé que nos move é a fé em Jesus como a face humana de Deus.

Se realizarmos um breve inquérito sobre essa pergunta poderemos obter uma diversidade de respostas que são influenciadas pela idade e também pela escolaridade do entrevistado:

·         Por exemplo:
·         Jesus Cristo é um homem bom que ajuda gente pobre. Eu gosto muito de Jesus pelos milagres que ele fez. Ele é um homem bondoso, carinhoso e um santo.
·         Para mim Jesus é um anjo da guarda, que cuida-nos. O maravilhoso que nos ajuda nos bons e maus momentos
·         Jesus para mim. é o homem que revolucionou minha vida.
·         É ele a minha existência, é Ele a minha razão de existir.
·         Para mim Jesus Cristo é um Deus que está sempre do nosso lado, nos bons e maus momentos.
·         Para mim Jesus Cristo é alguém que nos ajuda a manter a paz interior e exterior.
·         É quem está conosco para nos ajudar a enfrentar as situações boas e também as más. Jesus Cristo é o Salvador do Mundo.
·         Ele é sempre a primeira pessoa a acolher-nos e a ajudar-nos. É a Pessoa que nos dá a vida e nos mostra o quão maravilhosa é a vida.
·         Jesus Cristo para mim é comparado a um sentimento de alívio. Faz-me pensar que nada me irá correr mal e que tudo se pode resolver.
·         Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Só N´Ele há salvação.
·         Jesus é o Filho Unigénito de Deus. É Deus feito homem.
·         Jesus é o meu SENHOR e único SALVADOR. Só Ele, e por Ele, um dia chegarei a Deus Pai.
·         ELE é a razão do meu viver, a força do meu caminhar, a ousadia das minhas escolhas.
·         Para mim Jesus é a essência da minha vida, é com quem conto em todos os momentos da minha vida.
·         Acho que se eu acreditasse de verdade neste Cristo. A minha vida mudaria 180º como aconteceu a S. Paulo.
·         Um amigo (com quem passo pouco tempo...); um exemplo (que é tão exigente e tão radical...); uma força (que só me lembro nos momentos difíceis...); uma "escapatória" / um "culpado" (quando as minhas coisinhas não são feitas como eu quero...).
·         Por vezes quase o sinto a caminhar ao meu lado. Ele é a força que muitas vezes nos permite continuar.

Para mim encontro Jesus quando abaixo-me,  pois Ele  ajuda-me a levantar, quando ergo-me,  pois Ele ajuda-me a elevar, encontro Jesus a meu lado, quando Ele guia-me na vida e encontro-o também à minha volta, quando ele protege-me dos pedregulhos e dos tropeços da minha caminhada terrena.
Como afirmei no início, por tudo isto é tão fácil e tão difícil caracterizar essa Figura que insuperavelmente moldou a história da Humanidade.


António Manuel de Castro Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário