terça-feira, 9 de abril de 2013

Podas - Dom Hélder Câmara

Quando eu era criança, encontrei, um dia, um jardineiro, com uma tesoura enorme na mão. 
Fiquei revoltado quando vi que ele, com a sua tesoura, começou a cortar os galhos mais tenros de todas as plantas. 
Reclamei, agarrei-o pelo braço.

Ele sorriu e pediu-me que, depois de um mês, eu voltasse a ver o resultado do que tinha feito. 

E, de fato,
um mês depois todas as plantas estavam ainda mais belas e cheias de vida. 
Foi assim que aprendi o segredo das podas. 

Quando li, no Evangelho, que o Criador e Pai poda justamente os galhos que dão frutos, 
entendi, 
aceitei, 
porque eu já sabia o efeito da poda. 

Por que todos nós temos a tentação de imaginar que os sofrimentos que nos chegam são castigos de Deus?! 
Por que não pensar que Deus permite sofrimentos físicos e morais,
como o agricultor que poda suas árvores,
para que dêem mais fruto ainda?! 

Por mais que o sofrimento nos desnorteie; 
por mais que certos sofrimentos pareçam absurdos e revoltantes,
agarremos-nos a estas duas certezas,
como quem se agarra a dois cabos de aço:
Deus existe e Deus é Pai.

 Dom Hélder Câmara


Nenhum comentário:

Postar um comentário