domingo, 9 de dezembro de 2012

Persevere quando quiser alguma coisa

Quando tinha vinte anos, Aristóteles Onassis morou na Argentina. Ele trabalhava à noite como operador de uma empresa telefônica, e ficava com os dias livres para atividades mais proveitosas. Ávido por ganhar mais dinheiro, interessou-se pela possibilidade de importar e vender tabaco oriental para os fabricantes de cigarros locais. Nessa época, a Argentina estava importando grande quantidade de tabaco de Cuba e do Brasil, mas apenas algumas marcas orientais. Com o tempo, conseguiu persuadir seu pai a lhe mandar algumas amostras da melhor folha cultivada no Peloponeso.

Quando a remessa finalmente chegou, Onassis percorreu todos os fabricantes de cigarros de Buenos Aires. Não conseguiu nada de imediato. Deixou as amostras na esperança de que um dos compradores o chamasse, mas ninguém telefonou. Como não havia conseguido um encontro com nenhum dos responsáveis pelas decisões, o jovem Onassis escolheu como alvo Juan Gaona, diretor-administrativo de uma das maiores indústrias de cigarros do país. Passava os dias do lado de fora da sala de Gaona, esperando silenciosa e esperançosamente por ele. Dia sim, dia não, ia até a porta da casa de Gaona, e o esperava na volta do trabalho. Catorze dias depois, Gaona sucumbiu. Pediu à sua secretária que descobrisse quem era aquele rapaz e por que o estava perseguindo.

Quando Gaona pediu que entrasse em sua sala, Onassis explicou que queria apenas vender tabaco oriental de primeira classe para sua empresa. Irritado e aliviado, Gaona mandou que procurasse o escritório de compra da empresa, e Onassis finalmente alcançou sua meta – um exame sério de suas amostras.

Como a qualidade era realmente excelente, os compradores de Gaona encomendaram imediatamente US$ 10 mil em folhas de tabaco. Onassis cobrou do pai a comissão padrão de cinco por cento. Muitas vezes Onassis disse que esses US$ 500 foram a base de sua fortuna.

O Fator Aladim
Jack Canfield e Mark Victor Hansen
Ediouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário