segunda-feira, 4 de junho de 2012

Visita de domingo

Aproveitei esse domingo, 3 de junho, para fazer uma visita ao asilo da minha cidade. Assim que entrei no lar dos velhinhos a Dona luzia me deu um sorriso e abanou a cabeça, já parei por ali mesmo e começamos a conversar. Dona luzia está morando naquele local há 13 anos, uma senhora negra, um semblante calmo de uma família de 8 irmãos, dos quais ela não sabe se existe algum vivo. Dona luzia é viúva, e, de sua familia somente uma sobrinha vem visita-lá de vez em quando.
Enquanto eu conversava com Dona Luzia, que foi por cerca de uma hora,  eu percebia que tinha uma senhora que toda hora ia até o portão de entrada e ficava com seu olhar distante e depois voltava para o fundo do asilo. Essa senhorinha com seus lindos cabelos brancos, amarrados, com uma roupa muito bem cuidada e um rostinho, que apesar de triste, nos deixa com aquela sensação de que se trata de uma pessoa bondosa
Na hora que resolvi ir embora, depois que me despedi da Dona Luzia e prometi que voltaria na próxima semana, lá estava ela no portão, disse para mim mesmo e a sua chance de conhece-la e perguntei:
_ A senhora está bem?
_ Sim, estou bem, apesar de não receber a visita que estava esperando.
_ E eu posso saber quem a senhora esperava? Arrisquei.
_ Eu tenho dois filhos e sete netos e todos moram aqui na cidade e sempre espero que algum deles venha me ver... nesse momento, seus olhos umideceram e para não deixa-la mais triste, emendei:
_Talvez,  algum problema impediu que eles viessem...
_ Não meu filho, é sempre assim, apesar de estarmos na mesma cidade um ou outro só aparece por aqui uma vez por mês.
_E porque a senhora acha que isso acontece?
Nesse momento, nós vemos que mãe é mãe em qualquer lugar, situação, ou condição. Após me explicar que eles sempre foram muito bem educados ela disse:
_Coitados... Eles não têm culpa, isso é coisa de nora, para não brigar com suas mulheres eles preferem ficar sem vir me ver.
É claro que a minha reação foi a de concordar com ela, apesar da vontade de dizer que não existe razão nesse mundo para não se retribuir um amor de mãe, mas, eu não queria deixa-la mais triste!
Uma coisa eu garanto, vou dar a ela e também para Dona Luzia o amor que elas merecem....
Acabei de adotar duas novas mamães!

2 comentários:

  1. Coisa linda meu pai...bonito demais! Parabéns pela atitude, e principalmente pelo exemplo!!! Nada acontece por acaso...cada dia acredito mais nisso!!! Beijos....te amo!!!

    ResponderExcluir
  2. Você gostou porque ganhou mais duas avós, né seu malandro ??? (rsrs)
    Te amo muito também filhão!!!

    ResponderExcluir