sexta-feira, 16 de março de 2012

Vivaldi - A Capela

 Um vídeo de um quinteto feminino Israelita interpretando a musica Primavera (um trecho das Quatro Estações de Vivaldi). Apenas canto !

"A cappella" é uma expressão de origem italiana, também utilizada na maioria dos idiomas ocidentais, que designa a música vocal sem acompanhamento instrumental.
O canto a cappella (em português: "na capela") tem suas origens na prática do canto gregoriano, que não exige o auxílio do órgão ou de qualquer outro instrumento, sendo executado apenas por vozes de monges ou clérigos que formavam o grupo de cantores chamado schola cantorum. Muitas vezes os cantores desciam do presbitério e se punham a cantar em uma capela lateral da igreja, daí a origem da expressão.São exemplos de composições a cappella os motetos e os madrigais.
Compositores como Mozart, Bach e Bruckner escreveram muita música para esta formação. A técnica a cappella foi e até hoje é usada nas igrejas.
Além do canto gregoriano, a maior parte da músicas sacras renascentistas para grupos vocais ou coros polifônicos também foi concebida para ser cantada "a cappella" .
video

Nenhum comentário:

Postar um comentário