segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Perdão

Recentemente escrevi em uma de minhas redes sociais que para sarar (qualquer que fosse a ferida) era preciso boas doses de querer, amor (todos os tipos, mas principalmente o próprio e pela vida), teimosia, um amigo Deus, muitos amigos de carne e osso, uma pitada de inocência e música (todos os tipos também). Ainda ponderei que dos ingredientes, o mais importante era o querer...Depois de um tempo, parei para pensar sobre o perdão. De relance, imaginei que o perdão, talvez, dispensasse todos os ingredientes acima. O perdão, por si só, sara. O perdão cura. O perdão restaura. O perdão torna tudo novo de novo.

Perdão para as chateações do cotidiano. Perdão para as línguas ferinas. Perdão para as grandes sangrias que nos abriram sem pedir licença. Perdão para os traumas que se formaram. Perdão aos monstros que se criaram. Perdão a nós mesmos.
Mas como acontece o perdão?  Não sei. Não me arrisco a formular uma receita como tentei fazer para a cicatrização das feridas. Eu só sei que o perdão acontece. Eu só sei que é preciso perdoar. E que ele aparece, um dia, sem mais nem menos, pra colorir nossas vidas, alegrar nossos dias. Perdão é milagre. Perdão é amor. Perdão é sinal de maturidade...

Deixo com vocês, amigos, pelo perdão, três trechos de músicas que falam sobre ele. Um samba, uma MPB e uma gospel. Creio que cada uma delas compõe uma riqueza imensa no que se refere a este tema. Prestem atenção em cada frase. Se inspirem!

Quem falou que perdoou sem demonstrar
Quem pensou que ter amor foi só falar
Não sorriu, não pode um abraço dar
Pois deixou o sol se por em seu irar
Hoje é tempo de tocar, encontrar, reconciliar
Estender a mão e então perdoar
(Glauber Plaça)

Perdoar é se libertar ...
É abrir mão de toda razão ...
Perdão sara a ferida da desilusão
Ascende a luz do breu na escuridão

Lava a alma de quem não quer mais a mágoa
Perdão só pode dar quem já cresceu
Tem mais razão o que perdoa
Melhor é dar perdão a aquele que perdeu
(Luiz Arcanjo)

É preciso ceder para ganhar 
É preciso lutar pra ser feliz
É preciso pedir e dar perdão
Porque, assim, se vence a dor
Porque, assim, se vence tudo
Porque, assim, se faz mais forte o coração
(Ludmila Ferber)

Confesso que, de todos, o que mais me toca é o último trecho. É perdoando que se vence a dor! O coração se faz mais forte quando há perdão... Pensemos nisso.

Grande abraço e ótimos dias a todos nós!

Visto no http://www.osabordamaturidade.com,escrito por Isabella Reis. 
Colunista

Nenhum comentário:

Postar um comentário